4 dicas para reduzir os juros ao financiar um imóvel

4 dicas para reduzir os juros ao financiar um imóvel

É possível acionar formas de encontrar o melhor negócio na hora de financiar tanto antes quanto depois de assinar o contrato.

Não é novidade para ninguém que a forma mais popular de se alcançar o sonho da casa própria ocorre por meio de financiamentos imobiliários. A modalidade oferece ao público a possibilidade de pagar em “suaves prestações” o crédito adquirido para comprar uma casa ou apartamento.

Embora seja relativamente simples, o financiamento imobiliário apresenta alguns pontos negativos. Entre eles, o pagamento de juros atrelados às parcelas mensais. Este artigo trará dicas valiosas para quem deseja reduzi-los – seja antes de fechar negócio ou até mesmo durante a vigência do contrato. Confira!

1. Simuladores de financiamento imobiliário

Com a entrada de inúmeros players no mercado de financiamentos, é normal se confundir em meio a tantas opções. Geralmente as pessoas procuram saber quais são as condições de pagamento nas instituições financeiras onde tem conta e acabam fazendo por lá mesmo o financiamento.

Hoje, com a chegada do simulador de financiamento imobiliário, basta digitar alguns dados como nome, CPF, valor que deseja pagar de entrada e número de parcelas para receber um “raio-x” dos benefícios oferecidos pelos principais bancos do país. Essa é uma forma fácil e simples de descobrir qual é a melhor opção para suas necessidades.

2. Economizando por uma entrada maior

Um dos grandes segredos para assinar um bom contrato de financiamento é se programar para realizá-lo. É importante fazer um plano de economia familiar para os meses (ou anos) seguintes e, a partir daí, “engordar” o valor que você pretende dar de entrada na aquisição de um imóvel.

A medida é uma abordagem consciente que traz ao beneficiário a possibilidade de reduzir drasticamente o valor dos juros cobrados em cada uma das parcelas de seu financiamento. Ou seja, quanto maior a entrada, menor a dívida contraída.

3. Aproveitando o atual momento da economia

Basta uma rápida espiada nos jornais para entender que o momento econômico do Brasil não é dos melhores devido à recessão provocada pela pandemia do novo coronavírus. Trata-se de um cenário de muita especulação pouquíssimo atraente para investidores.

E o que isso tem a ver com o seu financiamento imobiliário? Tudo!

Apesar do mau momento, 2020 é um ano de oportunidades para quem busca comprar um imóvel. Isso se deve ao fato de que a Taxa Selic, a taxa básica de juros da economia, baixou para o seu menor patamar histórico desde 1999, ano de sua inauguração e está em 2%. 

O objetivo dessa grande redução está ligado ao estímulo da economia. Com a Taxa Selic baixa, os juros cobrados pelos bancos também diminuem, proporcionando um ótimo cenário para o financiamento imobiliário com tarifas bem abaixo da média de anos com 2018 e 2019.

4. Portabilidade de contrato é uma opção

Hoje em dia é muito mais fácil dar entrada em um pedido de portabilidade de contrato que em tempos mais recentes. Para isso, faça uma pesquisa sobre as condições e benefícios oferecidos por cada instituição e em um primeiro momento, procure negociar com o seu banco.

Caso a negociação não se conclua de maneira positiva para você, basta acionar outro banco com condições relativas aos juros menores e acompanhar todo o processo de transferência. Mas note que ao efetuar a portabilidade, o novo imóvel fica sujeito a uma nova avaliação e essa análise poderá ser acompanhada de um novo contrato e consequentemente de novos custos burocráticos (averbação em cartório).

Conclusão

A compra de um imóvel é um grande passo na vida de qualquer cidadão e capítulos marcantes como esse merecem paciência e atenção aos detalhes. Sendo assim, faça uma boa pesquisa e compare cada aspecto dos benefícios oferecidos pelos bancos para fechar o negócio mais favorável para você.


Disclaimer: Este artigo foi escrito pela Loft à Comdinheiro para fins acadêmicos e instrucionais, e não constitui nenhuma recomendação de investimento. A Loft é uma plataforma digital de compra e venda de imóveis.


Analise, compare e invista

A Comdinheiro oferece Soluções completas para uma análise confiável do mercado de ações, fundos, renda fixa e consolidação de ativos.