Tudo o que você precisa saber antes de comprar imóveis

Tudo o que você precisa saber antes de comprar imóveis

Se você planeja comprar imóveis, precisa estar atualizado sobre todos os assuntos pertinentes ao mercado. Nesse texto você encontra as informações necessárias para começar a investir

O mercado imobiliário é um dos mais tradicionais e conhecidos quando o assunto são investimentos. Entretanto, antes de comprar imóveis para rentabilizá-los, você deve conhecer certos detalhes sobre o funcionamento do setor imobiliário.

Para diversificar sua carteira de investimentos, é importante considerar os vários tipos de imóveis existentes, visto que fatores como rentabilidade, estabilidade e segurança estão atrelados a uma série de variáveis. Se você deseja adquirir mais conhecimentos sobre o mercado antes de comprar imóveis, continue a leitura. Nesse artigo você vai conferir:

Qual é a situação do mercado imobiliário em 2021?

Ao contrário do que muitos especialistas pensaram, a pandemia de covid-19 não trouxe impactos negativos para o mercado imobiliário. Na verdade, o cenário foi determinante para que o setor apresentasse, em 2020, um de seus melhores desempenhos nos últimos anos.

Segundo dados coletados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o mercado imobiliário cresceu 26% entre janeiro e dezembro do último ano. 

Segundo o estudo Indicadores Econômicos do 3º trimestre de 2020, realizado pela Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, quase 129 mil novos apartamentos foram vendidos no Brasil entre janeiro e setembro de 2020. O número representa um aumento de 8,4% em relação ao resultado obtido no mesmo período de 2019.

Mesmo com o crescimento das vendas no último ano, as expectativas para 2021 são ainda melhores: de acordo com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), a comercialização de imóveis deve crescer 35%.

De acordo com especialistas do setor, os bons resultados obtidos pelo mercado imobiliário em 2020 e os números esperados para este ano se devem a uma série de fatores. As mudanças de perfil e de comportamento dos consumidores, causadas pela pandemia, foram determinantes.

Com as recomendações de isolamento e de distanciamento social, pessoas de todo o mundo se viram diante de uma nova realidade: a casa ou o apartamento cumpria muito mais do que o papel residencial, já que passou a abrigar atividades que antes eram realizadas externamente, como os estudos e o trabalho.

Dessa forma, é possível afirmar que os cidadãos perceberam que precisavam de um imóvel mais confortável, que atendesse às suas novas necessidades. Por isso, começaram a buscar novas alternativas.

Apesar de ter sido determinante para o crescimento do mercado imobiliário em 2020, as mudanças de comportamento dos consumidores não foram os únicos fatores. Especialistas apontam que a queda histórica da taxa básica de juros, a Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), também teve impacto na compra e na venda de imóveis.

A taxa Selic, que terminou 2020 em apenas 2%, culminou na queda de juros dos financiamentos imobiliários, o que fez com que mais pessoas tivessem acesso às linhas de crédito para comprar imóveis.

Atualmente, a taxa Selic está em 3,75% ao ano, conforme determinado pelo Copom (Comitê de Política Monetária). Mesmo com o aumento, especialistas do setor apontam que os resultados em 2021 devem ser ainda melhores do que os registrados no último ano.

O que saber antes de comprar imóveis como investimento?

Conhecer o momento atual do mercado imobiliário é o primeiro passo para comprar imóveis. Contudo, há outras informações que merecem atenção. Confira abaixo algumas dicas para não errar no momento de comprar imóveis:

Verifique qual tipo de imóvel você deseja comprar

Antes de comprar imóveis, você precisa pesquisar sobre os tipos: residenciais e comerciais. Muitos investidores pensam que as possibilidades englobam apenas casas e apartamentos residenciais, mas isso não é verdade.

No Brasil, é possível realizar excelentes investimentos ao, por exemplo, comprar imóveis na planta. Essa opção é viável, principalmente, para quem deseja encontrar valores mais baixos e melhores condições de pagamento.

Os imóveis na planta são, também, bons investimentos para quem visa lucro e rentabilidade. Isso porque, depois de pronto, o apartamento pode chegar a valer mais de 40% do valor que foi pago pelo proprietário.

Caso opte por essa opção, é necessário buscar uma empresa de confiança, uma vez que não é incomum que golpes aconteçam. Por isso, a indicação é pesquisar sobre a reputação de imobiliárias e de construtoras antes de fechar negócio.

Outra alternativa existente – e muito rentável – são os investimentos em terrenos. Em muitos casos, é possível vender a propriedade para grandes construtoras, que pagam um valor muito maior do que o investido inicialmente.

Em qualquer um dos casos citados, é importante que você esteja atento ao potencial de valorização do imóvel – ou do terreno -, o que nos leva ao segundo tópico dessa lista.

Fique atento à localização do imóvel

O potencial de valorização de uma propriedade deve ser um de seus principais focos de atenção antes de comprar imóveis. Dessa forma, é importante que você esteja atento aos fatores que contribuem para o aumento do valor de um imóvel.

A localização é um dos principais aspectos a considerar na hora de comprar um imóvel, já que é um dos principais determinantes do valor de uma propriedade. Suponha, por exemplo, que você está em dúvida entre investir em um apartamento no centro da cidade ou em um apartamento em um bairro afastado.

É provável que o imóvel localizado no centro da cidade seja mais caro. Entretanto, possui um potencial de valorização muito maior, uma vez que está situado nas proximidades dos locais mais importantes da cidade.

Nesse cenário, caso tenha condições, é preferível optar por essa alternativa. Contudo, essa não é a única opção viável. Atualmente, é possível encontrar bons imóveis por um processo acessível em bairros novos dos municípios.

É provável que, em um período de longo prazo, a região se desenvolva e, assim, o imóvel passe por um bom processo de valorização. Para isso, é importante avaliar as perspectivas futuras de desenvolvimento da infraestrutura do bairro e da região ao redor.

Invista em conhecimento para evitar fraudes

Infelizmente, não é incomum que fraudes imobiliárias ocorram no Brasil. É possível, por exemplo, que falsas construtoras vendam imóveis na planta que nunca serão entregues aos compradores.

Mais uma vez, é necessário ressaltar a importância de buscar empresas sérias e de confiança para fechar negócios.

Por isso, a principal indicação é que você invista em conhecimento, pois este nunca é demais. É importante, então, que, além de pesquisar sobre a reputação das empresas, você entenda sobre os procedimentos envolvidos em uma negociação imobiliária.

Estude sobre os documentos necessários, sobre as características do processo e, especialmente, sobre seus direitos e deveres como comprador. Não tenha receio de investir em conhecimento, uma vez que, quanto mais você souber, mais será capaz de comprar imóveis de forma sábia e correta.

Quais são as vantagens de investir no mercado imobiliário?

Agora que você já sabe que o mercado imobiliário está propício para investimentos, deve conhecer as principais vantagens de comprar imóveis para rentabilizá-los. Confira abaixo os principais benefícios de investir em imóveis:

Rentabilidade

A rentabilidade apresentada pelos imóveis é uma das principais vantagens desfrutadas por quem decide investir no mercado imobiliário. Isso porque, além do valor patrimonial que possuem, os imóveis podem ser rentabilizados de diversas formas, como por meio da locação.

Dessa forma, se você deseja ter uma carteira de investimentos diversificada e, é claro, lucrativa, precisa considerar as possibilidades oferecidas pelo setor imobiliário.

Segurança

Devido à pandemia de covid-19, a economia brasileira passa por um momento de instabilidade. Apesar disso, como você leu no início do artigo, o mercado imobiliário tem apresentado excelentes resultados e, por isso, oferece segurança aos seus investidores.

Essa vantagem se deve, principalmente, ao fato de que, em períodos de crise financeira, os imóveis são os ativos que melhor conseguem manter seu valor. As possibilidades do setor são diversas e você pode, por exemplo, investir tanto em propriedades residenciais quanto em salas comerciais.

Sempre há demanda

A moradia é uma das necessidades básicas dos cidadãos e, por isso, o mercado imobiliário está sempre aquecido.

Dessa forma, você garante que, mesmo em tempos de instabilidade financeira, irá lucrar com seu investimento – seja por meio da revenda ou da locação. 

Para comprar imóveis com segurança, é importante contar com o apoio de profissionais capacitados, como gestores de investimentos e, é claro, corretores de imóveis. 

E é exatamente nesse aspecto que a Arbo Imóveis pode te ajudar, uma vez que é referência no Brasil em transações imobiliárias simples e livres de burocracia.

Disclaimer: Este artigo foi escrito pela Arbo Imóveis – startup que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias para imobiliárias, corretores, incorporadoras e clientes que desejam comprar e alugar imóveis.