Otimize a gestão do seu Wealth Management e Family Office

Otimize a gestão do seu Wealth Management e Family Office

O Family Office e Wealth Management são dois segmentos que vêm crescendo no Brasil. Além da manutenção do patrimônio, apoiam muitas decisões de indivíduos e famílias.

Gestão do Family Office

Ao contratar os serviços de um Family Office, as famílias ganham tranquilidade de contar com especialistas que farão o planejamento de sucessão familiar, indicação dos melhores investimentos e zelo pela educação financeira dos sucessores.

Desta forma, o grande objetivo do Family Office é preservar e aumentar a riqueza dos seus clientes.

Dito isso, existem três tipos de Family Offices disponíveis no mercado:

Single Family Offices Family Office exclusivo, com serviços personalizados e únicos
Multi Family Offices Uma empresa que presta serviço para mais de uma família, com diferentes perfis, sem exclusividade
Family Office Integrado Análogo ao Single Family Office, também possui exclusividade, mas se diferencia ao pertencer ao Family Office que os gere

Para as três modalidades é importante a adoção de estratégias específicas, em prol de lidar com os desafios de cada tipo de maneira personalizada, como a seguir.

A fórmula do Wealth Management

Quando falamos de gerenciamento de riquezas, estamos relacionando uma quantidade considerável de bens e renda a grupos específicos de pessoas, famílias ou empresas. 

Existe uma fórmula, montada pela Aegis Wealth Advisors, que consiste numa matemática simples:

Wealth Management = Consultoria de Investimentos + Planejamento Avançado + Gestão de Relacionamento

Na Consultoria de Investimentos, se concentra toda a estratégia e os estudos por trás da tomada de decisão, ajustada ao interesse do cliente do próprio consultor.

Com o Planejamento Avançado, a parte mais relevante da equação, é onde a instituição irá se preocupar com a diminuição de impostos e proteção dos bens e riquezas, continuidade do patrimônio e da gestão por gerações, além de ações filantrópicas relacionadas aos interesses da pessoa, família ou empresa.

Já a Gestão de Relacionamento envolve as relações que o escritório possui com o ecossistema, como se conectar a profissionais de contabilidade, a advogados e a seguradoras, a fim de garantir melhores negociações e confiabilidade de informação.

A responsabilidade de um CFO para com o CEO é muito análoga a de um Family Office e Wealth Manager para com seus clientes. Mas quais soluções ou estratégias podem ajudar a escalar esses segmentos?

Desafios do Family Office e Wealth Management

Quando falamos de famílias de alta renda, falamos de um público que demanda um serviço de excelência, personalizado, seguro e com performance assegurada.

Tais exigências vem de encontro com um dos grandes desafios do Family Office e Wealth Management:

Fazer a consolidação dos investimentos realizados e acompanhar a evolução do patrimônio, bem como mostrar esses dados de forma clara e personalizada nos relatórios periódicos que apresenta ao cliente.

Acompanhamento da riqueza

Consolidar todos os investimentos em uma única plataforma é indispensável pelos profissionais que fazem a gestão de riquezas, desta forma a empresa destina seu tempo para decisões mais estratégicas e visualiza de forma rápida como pode otimizar os portfólios.

Além disso, para maior centralização operacional do escritório, uma outra opção é a terceirização do Backoffice, transferindo o foco para a personalização e qualidade do serviço ao cliente. 

Análise avançada de ativos

Em prol de ter agilidade na tomada de decisões de investimentos, é importante uma ferramenta que permita analisar e comparar diversos tipos de ativos com confiabilidade de informação.

O uso destas plataformas permitem o acesso à informações sobre os mercados alternativos, como de fundos de Private Equity, porque ali encontram todos os detalhes sobre os fundos,  aplicação que possui grande representatividade nos patrimónios geridos por Family Office e Wealth.

A vantagem competitiva aumenta, se existir um braço operacional no sistema que te dê informações sobre investimento em Offshore, gerando condições mais precisas de atuação com esse tipo de cliente.

Customização e Whitelabel

Não basta fazer boas escolhas de investimento e acompanhamento assertivo, para se diferenciar é necessário customizar os relatórios. Para tal, procurar ferramentas com grande flexibilidade de layout de portfólios e integração com API é de grande utilidade.

Adicionalmente, soluções de White Label, onde o cliente pode acompanhar seus investimentos, com gráficos e análises detalhadas, sem desassociá-los de seu serviço.

Tecnologias que trazem profissionalismo e qualidade

Independentemente do modelo do Family Office ou de Wealth Management, é indispensável que os profissionais maximizem as informações sobre o mercado, a fim de gerir os recursos da forma mais assertiva possível.

Outro ponto crucial é que o escritório trate as famílias considerando as peculiaridades de cada uma e ofereça um serviço personalizado.

Em conclusão, há diferentes formas de aprimorar métodos e otimizar os serviços desses segmentos. Assim, sempre vale estar conectado às principais ferramentas e principais tecnologias, com profissionalismo e confiabilidade.

Disclaimer: O Comdinheiro é uma solução completa de análise e consolidação de ativos onshore e offshore. Possui uma base de dados completa, além de possibilitar estudos de inteligência de mercado e atender diferentes segmentos.