Modelo de Gordon

O que é o modelo de Gordon?

O Modelo de Gordon é um modelo de precificação de uma ação formulado por Myron Gordon em 1956. Esse modelo é uma aproximação do que seria o preço justo de uma ação e leva em conta que os dividendos de uma empresa cresçam a uma taxa constante e perpétua.  É um modelo adequado para empresas já consolidadas no mercado e com previsibilidade de dividendos.

No caso do Comdinheiro, o modelo utilizado é o modelo de 2 estágios, o qual leva em consideração um período inicial de crescimento acelerado para depois estabilizar o crescimento e tornar-se constante.

Cálculo do preço "justo" da ação:

Onde,

D- é o último dividendo da empresa

K - é o custo de capital da empresa

ge - taxa de crescimento estável dos dividendos da empresa

gx - taxa de crescimento acelerado

n - número de anos de crescimento acelerado

Para se estimar a taxa de crescimento do dividendo pode-se utilizar o seguinte método:

g = (1- índice de payout) x ROE

Para se estimar o custo de capital da empresa pode-se utilizar o método:

Onde,

Rf - é a taxa livre de risco

Rm - Taxa implicita para o risco de mercado (geralmente IBOV)

β - Índice Beta da ação

Interesse do investidor

O modelo de Gordon é um bom modelo para usar de parâmetro para avaliar o preço e uma ação de uma empresa já consolidada e com pagamento de proventos razoavelmente previsíveis. O modelo de Gordon tem uma peculiaridade que aponta que, contrario ao que o senso comum pensa, é possível ganhar dinheiro comprando ações de empresas em declínio, basta que o preço pago por aquela ação seja menor que o Valor Presente justo da mesma.

Considerações

O modelo de Gordon, se analisado de forma equivocada pode gerar resultados absurdos. Quando a taxa de crescimento se aproxima do custo de capital da empresa, o preço da ação tende ao infinito e caso a taxa de crescimento ultrapasse o custo de capital, o preço da ação se torna negativo. Esses dois casos de extremidades devem ser evitados, ou seja, evitar o modelo de Gordon quando o g é muito próximo ou maior que o K.

Comentários

Tão vazio aqui... deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra lateral