Diferença entre Dívida Bruta e Dívida Líquida

O que é a Dívida Bruta?

Dívida Bruta é composta por todo o capital de terceiros que compõe o passivo de uma empresa, leva-se em conta tanto obrigações de longo quanto curto prazo.

A Dívida Bruta é a soma de todos os valores que compõe o Passivo da empresa. Corresponde à área contornada pela linha vermelha.

O que é a Dívida Líquida?

A Dívida Líquida é a diferença entre o Passivo e o Ativo de uma Empresa. Ou seja a diferença entre o quanto a empresa tem para pagar e o quanto ela deve.

Dívida Líquida = Dívidas - Disponibilidades

A Dívida Líquida corresponde à área preenchida de cor azul.

Considerações

As figuras são meramente ilustrativas, os dados desejados não necessariamente correspondem aos dados que estão na área desenhada.

A Figura tem como objetivo apenas ilustrar a diferença entre as obrigações e as disponibilidades.

Interesse do investidor

Para alguém que deseja investir em uma empresa, seja por meio de ações ou rendas fixas, é importante atentar-se para o nível de endividamento da mesma. Entre os dois dados explicados acima, mais importante para um investidor é a Dívida Líquida, uma vez que aponta a diferença entre aquilo que a empresa deve e aquilo que a empresa possui.

Outros indicadores de endividamento importantes para serem analisados são: ICJ e grau de alavancagem entre outros que podem ser visualizados no Comdinheiro.

Comentários

Esta publicação atualmente tem 3respostas

  • Tenho uma dúvida. Segundo o Balanço Patrimonial da CVC, os Passivos dela de curto e longo prazo, quando somados resultam em mais de 5B em dividas. Já em plataformas de investimento como fundamentus, statusinvest, estão mostrando sua dívida bruta como 1.5B. Como isso pode ser? Devemos contar apenas alguns itens dos passivos?

    • O cálculo da dívida bruta consiste nas contas de empréstimos e financiamentos, tanto de curto quanto de longo prazo.

  • Cuidado !!! onde vc pegou esse dado de 5bi ? Se foi no site da Fundamentos em " balanço patrimonial no Ecxel " la esta meio confuso o balaço, confira la ATIVO - PASSIVO = PATRIMONIO LIQUIDO , veja se os numeros que esta pegando da certo
    As divisões estao confusas eu nao consegui separar
    Eu queria alguem para me explicar esse balanços NO FUNDAMENTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra lateral