Séries de Cotas de FIDCS

O que é uma série de cota do de um FIDC?

Ao investir em FIDCs, o investidor qualificado pode optar por entrar no investimento através de diversas séries de cotas, que variam com o objetivo do investidor e de sua propensão ao risco. São elas: Cotas Sênior, Mezanino e Subordinada.

Tipos de Séries de Cotas de FIDCs:

Cotas Sênior: possuem preferência no recebimento do valor do resgate ou amortização. Almejam uma rentabilidade prefixada. Ou seja, se o fundo tiver uma rentabilidade inferior à prevista, os cotistas seniores terão sua rentabilidade fixa assegurada e os cotistas subordinados receberão um pagamento menor, resultado do que sobrou dos lucros. Portanto, é a cota adequada para aqueles avessos ao risco.

Cota Mezanino: Modalidade intermediária de risco. Possui prioridade de pagamento em relação às cotas de classe subordinada, e subordinação em relação às cotas de classe sênior. Suas condições variam para cada fundo.

Cota Subordinada: Estas cotas possuem direito a resgate ou à amortização subordinados às cotas mezanino e sênior. Isto é, os detentores deste tipo de cota só receberão os rendimentos depois que os cotistas das outras classes receberem a sua parte. Sendo assim, assumem a maior parte do risco de inadimplência. Dessa forma, a cota de classe subordinada funciona como uma garantia adicional de recebimento e de rentabilidade para a cota de classe sênior. Mas, em compensação, se o fundo tiver uma rentabilidade maior que a prevista, os cotistas subordinados terão uma rentabilidade superior a dos cotistas seniores, que continuarão com a mesma taxa fixa acordada.

Na plataforma Comdinheiro, é possível averiguar quantidade, valor e patrimônio líquido de cada tipo de cota nos FIDCs.

Caso deseje saber mais informações sobre nossas soluções, entre em contato conosco através do contato@comdinheiro.com.br

Comentários

Tão vazio aqui... deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra lateral