Ativos Contábeis

O que são Ativos Contábeis?

Os ativos contábeis fazem parte das Contas Patrimoniais e englobam as contas onde são registrados os bens e direitos do patrimônio da empresa, que possuem valor econômico e poderiam ser convertidos em dinheiro. Isto é, trariam ganhos para a empresa.

Dentro da conta do ativo no balanço patrimonial consideram-se: estoques (de produtos acabados ou de matéria-prima), bens imobilizados como máquinas, equipamentos e prédios e contas de ativos financeiros, como investimentos ou contas e duplicatas a receber. Estas são classificadas em ordem decrescente do grau de liquidez. Ou seja,  em cima serão mostrados os ativos que com mais rapidez podem ser convertidos em dinheiro.

Veja por exemplo o Balanço Patrimonial da ODEBRECHT AMBIENTAL PARTICIPAÇÕES S.A disponível no Comdinheiro.

Ele inicia reportando o que possui em Caixa e equivalentes de caixa, e termina falando seu imobilizado: geralmente imóveis, e nesse caso possivelmente grandes máquinas e estações de tratamento de água.

Ambos são ativos, mas alguns demoram mais a ser convertidos em dinheiro. Uma coisa é realizar um saque de dinheiro em caixa, outra é vender um prédio pelo preço registrado. Isso leva muito mais tempo, e pode perder valor no processo. Como por exemplo: gastos com advogados, inspetores, auditores, comissão da venda e afins.

 

E qual a relevância para o investidor?

É interessante compreender o teor dos ativos e sua disposição para quando eles são postos em garantia de um empréstimo. Para uma pessoa física, isso geralmente ocorre quando ela adquire uma debênture de uma empresa, um CRI, ou um CDB de um banco.

Isto é, quando você adquire uma debênture com garantia real ou garantia flutuante, que prometem alguma prioridade ao ativo da empresa para o credor, é importante compreender a composição do ativo dado em garantia. Este período recente de crises trouxe diversos casos de grupos financeiros que sobraram como administradores de shoppings centers em municípios distantes. Estes shoppings eram o lastro de CRIs, e apesar de possuir valor contábil, em muitos casos foram dor de cabeça para investidores totalmente inexperientes neste mercado.

Ou seja, o ativo imobilizado que tinha valor contábil, no fim não possuía valor nenhum na mão do novo proprietário. Ele demora a virar dinheiro, podendo atrapalhar a rentabilidade do investidor.

 

Caso deseje saber mais informações sobre nossas soluções, entre em contato conosco através do contato@comdinheiro.com.br

Comentários

Tão vazio aqui... deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra lateral