CDB

Sigla para Certificado de Depósito Bancário, o CDB é um título de renda fixa, emitido por instituições financeiras. Por ser um título de dívida, o prazo desse investimento é predeterminado no momento da aplicação, assim como as condições de remuneração, que pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida.

Investimentos em CDBs, assim como em LCIs, LCAs e poupança, são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) no valor de até R$ 250 mil por instituição financeira, em caso de sua falência ou liquidação.

A liquidez desses ativos é determinada na aplicação: os CDBs podem ter liquidez diária (ou seja, podem ser resgatados diariamente), somente no vencimento ou a partir de uma certa data de carência (a partir de uma certa data, os CDBs passam a ter liquidez diária).

Por fim, CDBs estão sujeitos à cobrança de Imposto de Renda sobre seus rendimentos, de acordo com a tabela regressiva de renda fixa, que pode ser conferida a seguir:

Tabela Regressiva de Imposto de Renda
Período Aplicado Alíquota
Até 180 dias 22,50%
De 181 a 360 dias 20,00%
De 361 a 720 dias 17,50%
Acima de 720 dias 15,00%

Há ainda cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) caso o ativo seja resgatado em menos de 30 dias após a aplicação.

No Comdinheiro é possível ver as emissões emissores de CDBs, de forma que você pode saber se está aceitando um rendimento menor do que outras pessoas receberam. Além disso, pode-se simular esses ganhos, comparar a rentabilidade de CDBs com outros títulos de renda fixa e diversas outras ações.

Caso deseje saber mais informações sobre nossas soluções, entre em contato conosco através do e-mail contato@comdinheiro.com.br

Comentários

Tão vazio aqui... deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra lateral