O que é e como calcular o Máximo Drawdown?

O que é um Máximo Drawdown?

O Máximo Drawdown (MDD), ou perda máxima, é um indicador de risco que evidencia a maior perda ocorrida desde um ponto de alta (pico) até um ponto de mínima em uma série histórica. Ou seja, mensura a maior queda de valor de um ativo, em porcentagem, entre um pico que ocorreu no passado e determinada data posterior.

Ele pode ser usado individualmente como uma medida de risco, como também pode ser usado para compor uma análise. O Máximo Drawdown é expresso em termos percentuais e calculado como:

(Valor do mínimo - Valor do máximo) ÷ Valor de máximo

Sendo,

Valor do mínimo = o ponto mais baixo em uma série histórica

Valor do máximo = valor mais alto da série histórica antes de alcançar o mínimo

Entendendo o conceito de Máximo Drawdown na prática

Suponha que uma carteira de investimentos tenha um valor inicial de $ 500,00. Durante o período analisado, o valor aumenta para $ 750,00 e depois começa a cair, atingindo $ 400,00. Em seguida, sobe para $ 600,00 e volta a cair, chegando a $ 350,00. Por fim, o preço mais que dobra e chega a $ 800,00. Observando o gráfico abaixo, qual seria o máximo drawdawn dessa carteira, isto é, qual foi a redução máxima que ela sofreu?

O MDD neste caso é = ($ 350 - 750) / $ 750 = -53,33%

Observe os seguintes pontos:

  • O cálculo da MDD leva em consideração o menor valor da série  ($ 350,00 neste caso) até um novo pico máximo ser feito.
  • O pico inicial é de $ 750,00, sendo utilizado no cálculo MDD.
  • O segundo pico, quando o ativo passa a valer $ 600,00, não é usado, uma vez que não representa uma nova alta.
  • O pico de $ 800,00 também não é usado, dado que a maior redução do período ($ 350,00 ) ocorreu após o valor de $ 750,00.

Considerações ao uso do MDD

  1. Deve ser dada especial atenção ao período de tempo considerado. Comparar o MDD de dois fundos desde seu nascimento, sendo um nascido há alguns meses e outro existente há anos, não é correto pois estariamos considerando ambientes macroeconômicos distintos. O ideal é utilizar sempre a mesma janela para calcular esse indicador.
  2. O MDD é a maior queda entre dois períodos de alta. Isso faz dele um medidor extremo e pontual. Comparando duas ações, uma pode ter uma grande oscilação e estar em um movimento direcionado à queda há muito mais tempo, enquanto outra pode sofrer a redução máxima em um só período.
  3. Alguns artigos científicos exploram permutar a ordem dos retornos de um ativo. Levando em consideração esses estudos, algumas das quedas passariam despercebidas apenas pela disposição da série de retornos.
  4.  Faz-se necessário usar outras medidas de risco para uma análise fundamentalista. A lâmina de risco do Comdinheiro permite comparar indicadores de risco de multiplos ativos de uma só vez.
  5. Por fim, ao analisar o Maximum Drawdown vale a pena olhar os primos deste indicador. Isto é: a duração do período até a recuperação, o dia em que a queda começou, o dia em que a queda terminou (e se terminou), entre outros.

 

No Site do Comdinheiro

 

Em qualquer ferramenta de comparação do Comdinheiro (comparação de fundos, compare empresas e papéis, stock screener e fund screener) é possível selecionar a função MDD( ).

Ela fornecerá diversas possibilidades para a análise: período e indicador desejado em relação ao MDD. Ou seja, é possível ver o tempo de duração, data de início, data de fim, entre outros.

Destacam-se as ferramenta indicadores de risco múltiplo e a lâmina de risco. Elas permitem a análise simultânea de vários indicadores de risco para vários ativos.

 

Caso deseje saber mais informações sobre nossas soluções, entre em contato conosco através do contato@comdinheiro.com.br

Comentários

Esta publicação atualmente tem 7respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra lateral