Índice de Payout

O que é Índice de Payout?

O Índice de Payout ou Dividend Payout Ratio aponta o quanto do lucro da empresa está sendo distribuído em dividendos.

Cálculo do Índice de Payout:

O Índice de Payout é um percentual e é calculado da seguinte forma:

Índice de Payout = Dividendos declarados/Lucro Líquido

Interesse do investidor:

O Índice de Payout é determinado pelos gestores da empresa e faz parte de uma política estratégica que estipula o quanto do lucro da empresa será distribuído e o quanto será reinvestido. Essa política de dividendos pode ser influenciada por uma série de fatores, os quais podem ser previamente analisados a fim projetar um possível índice de Payout e criar a sua estratégia de investimento.

O anúncio de dividendos é sempre um evento importante, por ser um indicador de bem-estar financeiro da empresa, que dá sinais de possível crescimento ou decrescimento e é determinante na manutenção do preço de mercado dos papéis da empresa. Via de regra, as gestões tendem a seguir uma política de distribuição de dividendos constante. Abaixar o Índice de Payout é tido como um sinal de fraqueza da empresa, logo, é preferível manter o percentual constante a fim de evitar reduções e apenas aumentar quando há convicção de que será possível manter o nível elevado.

Na avaliação e determinação do Índice de Payout entram em questão uma serie de outros fatores sobre a situação financeira da empresa. Dentre esses fatores está a lucratividade, há quem defenda que a distribuição de dividendos está associada à lucratividade e às projeções de futuros lucros da empresa. Outro ponto determinante na política de Payout é o fluxo de caixa, empresas com fluxos de caixa crescente tendem a pagar mais dividendos. A taxação pode ser considerada um determinante também,  há uma relação positiva entre a taxação de lucros e a distribuição de dividendos. O Market to Book Value também influencia a decisão, há uma relação negativa entre o Market to Book Value e a distribuição de dividendos. A relação entre dívida e patrimônio também é influente, empresas que pagam mais dividendos utilizam, em média, mais financiamento por dívida em comparação com empresas que pagam, proporcionalmente, menos dividendos, logo, o risco é um importante influenciador na política de Payout.

Comentários

Tão vazio aqui... deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Barra lateral