Lucro Por Ação (LPA)

O que é o Lucro Por Ação?

Lucro Por Ação (LPA) indica uma relação entre o lucro líquido de uma empresa e a quantidade de ações (ordinárias ou preferenciais) emitidas pela mesma.

Cálculo do Lucro Por Ação

Lucro por ação é um valor monetário e é calculado da seguinte forma:

Lucro Por Ação = Lucro Líquido/ Número de Ações Emitidas

Interesse do Investidor

O LPA é um dado importante para ser avaliado, uma vez que geralmente empresas com maior LPA pagam mais dividendos. Porém mais importante que ver se o LPA é alto ou baixo é analisar o seu histórico. Um LPA crescente pode ser mais interessante que um LPA alto e estável.

A taxa de crescimento do LPA serve, por exemplo, para calcular o Price to Earnings Growth.

O dividendo pago por uma empresa ao acionista é o LPA x o Dividend Payout Ratio.

Considerações

Na hora de avaliar o LPA de uma empresa é importante tomar cuidado com comparações entre empresas diferentes. Duas empresas que divulguem um lucro líquido de mesmo valor podem ter números de LPA completamente destoantes o que não significa que uma seja mais lucrativa que a outra. Até mesmo comparar os números do LPA de uma empresa em diferentes momentos pode levar ao equívoco, pode ser que o número de ações emitidas mudou durante o tempo e o LPA mude em consequência disso, o que também não significa que a empresa se tornou mais ou menos lucrativa nesse período.

Ao avaliar o LPA de uma empresa deve-se observar também o Dividend Payout Ratio da mesma, um LPA alto não necessariamente quer dizer dividendos altos.

Existem empresas que ponderam o LPA de acordo com o número de ações preferenciais e ordinárias, portanto é interessante procurar os respectivos balanços em "Balanços PDF" e atentar-se para as notas explicativas para saber como cada empresa calcula esse índice.

No Comdinheiro é possível ver e calcular todos indicadores fundamentalistas de empresas brasileiras e americanas. Caso deseje saber mais informações sobre nossas soluções, entre em contato conosco através do contato@comdinheiro.com.br

Comentários

Tão vazio aqui... deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Barra lateral