Value at Risk (VaR)

O que é Value at Risk (VaR)?

Value at Risk (VaR) é uma medida de risco, que indica a máxima perda para um certo período, dado um intervalo de confiança. É um indicador probabilístico frequentemente usado para apontar o nível de risco de uma carteira, ativo ou posição.

Cálculo do VaR

O cálculo do VaR pressupõe que os ativos tem retornos que se encaixam na curva normal. Dado um intervalo de confiança, geralmente de 95 ou 99% calcula-se tomando como base o Desvio Padrão e a média dos retornos daquele ativo.

Um intervalo de confiança de 95% engloba 95% dos dados de retorno para o ativo em questão e o VaR representa o menor retorno dentro desse intervalo.

Explicando o cálculo com mais profundidade:

Primeiro passo é ajustar a curva normal dos dados de retorno para a normal padrão [0,1] (média 0 e Desvio Padrão  1) através da fórmula:

Z = (X- Média)/Desvio Padrão

Feito isso, é preciso definir o intervalo de confiança que abrange 95% dos casos, no caso o valor de Z que deixa 5% dos casos no extremo esquerdo da curva para fora do intervalo é -1,645 como o interesse é saber o menor retorno possível dentro dos 95% do intervalo de confiança, resolve-se a equação igualando o Z a -1,645 e encontramos para X o valor que é atribuído ao VaR.

Interesse do investidor

O VaR é um indicador de extrema importância para avaliar o risco de um investimento. É esperado que para um investimento com risco maior, seja exigido um maior retorno e vice-versa.

O VaR, como a maioria dos indicadores de projeção futura em finanças, não é uma medida exata, mas um indicador probabilístico. É importante ressaltar que o VaR não é, de fato, a perda máxima, é possível que existam perdas maiores que fujam do intervalo de confiança estipulado. Em contrapartida, é extremamente raro que uma carteira realmente perca o equivalente ao seu VaR, por isso é importante saber diferenciar índices de risco de projeções.

Atenção para o fato de que o VaR é descrito em termos absolutos, ou seja, para analisar o VaR é necessário conhecer em termos absolutos a carteira ou posição que está sendo analisada.

Comentários

Tão vazio aqui... deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Barra lateral